Ícone do site Universidade Libertária

Introduzindo o Movimento da Esquerda Libertária

Tempo de Leitura: 3 minutos

Quem são vocês?

O Movimento da Esquerda Libertária é a parte organizada do mais amplo movimento libertário para aqueles que se comprometem radicalmente. A maioria dos grupos libertários são orientados pela educação; o MEL é orientado pela ação. Portanto, diferimos de outros grupos libertários ao sermos organizados sobre uma base estratégica de células, táticas e estrategistas, em vez de em bases educacionais ou “empresariais”. O MLL – diferente das organizações políticas “libertárias” – não compromete seus fins ou meios.

O que é “Libertário”?

Uma alta abundância de literatura sobre esse assunto existe agora, e teremos prazer em responder quaisquer questões que você tenha sobre esse entendimento amplo, complexo, minucioso e principiado das relações humanas chamado “libertarianismo”.

Complicado como parece à primeira vista, o libertarianismo é baseado sobre uma premissa inicialmente simples: comprometimento total com a liberdade individual! Isso é frequentemente afirmado por precisão lógica como o “princípio de não agressão”, desse modo:

Ninguém possui o direito de iniciar violência ou coerção (a ameaça de violência) contra a vida e propriedade de outrem.

A complexidade do libertarianismo surge da aplicabilidade de seu princípio à realidade, toda faceta da ação humana; a efetividade do libertarianismo vêm dessa  regra única e facilmente compreensível basilar do libertarianismo; e a beleza ética do libertarianismo está naquilo sobre o que ele nada diz: a conduta pessoal de sua própria vida e disposição de sua própria propriedade.

Por que vocês são “Libertários de Esquerda”?

O MEL é Esquerda tanto interna quanto externamente. “Esquerda”, desde os tempos políticos mais remotos, tem significado “anti-establishment”. Libertários consistentes desejam abolir o Estado e sua classe parasítica de burocratas, políticos, empresários subsidiados, líderes trabalhistas privilegiados e militares genocidas. Isso nos coloca, na maior parte dos léxicos políticos, na Esquerda; uma vez que é anarquista, coloca-nos na Extrema Esquerda.

Ainda assim, somos Esquerda libertária e não Esquerda “socialista”. O socialismo, independente do tamanho de seus presentes seguidores, nunca possuiu um monopólio sobre o termo Esquerda, e frequentemente foi uma parte menor de todo o movimento de resistência anti-establishment.. Hoje, a social-democracia e o comunismo são o establishment da maior parte dos estados do mundo. O MEL se opõe a todos os estados, mesmo se seus governantes se intitularem esquerdistas (uma autocontradição). Aqueles que desejam viver comunalmente ou em associação com trabalhadores (ou com qualquer outro) são livres para fazê-lo em uma sociedade libertária. O MEL se posiciona por uma posição de Livre Mercado, tão livre de modo a fazer um ultra-conservador parecer um socialista ou fascista relinchando.

Lutando por uma Esquerda Libertária externamente, lutamos pela radicalização do movimento internamente. Somos agoristas comprometidos – aqueles que se utilizam somente de troca pacífica e interações voluntárias para atingirmos nossas metas. Muito do atual movimento libertário está apodrecido com corrupção, frouxidão, conservadorismo, cooptação e covardia. O MEL expõe sem misericórdia as propostas fraudulentas de se eleger políticos para abolir a política, de apontar burocratas para abolir a burocracia, e de governar para abolir o governo. Lutamos com unhas e dentes contra aqueles que tentaram monopolizar um livre mercado, criar um Establishment em uma anarquia, e debilitar nossas ações com pseudo-ação política.

Para resumir, trabalhamos em criar uma Esquerda influenciada pelo libertarianismo e uma Esquerda Libertária; assim, somos o Movimento da Esquerda Libertária.

Quais são as Metas de Vocês?

No curto prazo, o MEL está trabalhando em específico com outros grupos de Esquerda e Libertários. Você pode trabalhar em seus próprios projetos e repassar a palavra a outros ativistas do MEL. Você pode trabalhar junto com outros ativistas da MEL em uma unidade tática (célula) e ter um ou mais táticos para coordenação. As células podem se aliar para coordenação regional com um estrategista regional. A estratégia continental está mapeada no Manifesto do Novo Libertário de Samuel Edward Konkin III.

Não há linha partidária; discordância é sempre “permitida”; qualquer um pode rejeitar qualquer projeto ou sugerir o próximo. Estrategistas e táticos vendem seus serviços, que só são bons em relação às suas últimas negociações. Não há líderes. A liberdade na ação se segue da liberdade na teoria.

Em médio prazo, o MEL está construindo uma Aliança dos Novos Libertários (Cadre Agorista Revolucionária) de defensores da contra-economia (o livre mercado por baixo dos panos, frequentemente chamado de mercado “cinza” ou “negro). O Estado “se encolhe” na medida em que cada indivíduo se desassocia da sociedade estatista e vai para a contra-econômica. O MEL é a interface entre organizações proto-agoristas existentes e a Cadre Agorista Revolucionária. O médio prazo é menos que 20 anos.

No longo prazo, a contra-economia irá esmagar o Capitalismo de Estado e o Socialismo de Estado para produzir uma sociedade baseada na interação voluntária com uma quantia mínima de autodefesa necessária que pode ser suprida por estabelecimentos ordinários do mercado. Essa sociedade de livre mercado em bens e em valores é a ágora.

A morte da política elimina o monopólio da coerção legitimada (o Estado); uma sociedade sem estado é anarquia.

Nossos objetivos econômico-políticos de longo prazo estão resumidos em nosso slogan:

Agora . Anarquia . Ação!

Trabalhamos com todos que lutem contra o Estado e sua classe privilegiada enquanto maximizamos nossa liberdade pessoal. Não é esse o modo pelo qual a Resistência deveria agir? Junte-se a nós!

Leitura Recomendada

Teoria

Poder e Mercado

pelo Dr. Murray N. Rothbard

Estratégia

O Manifesto do Novo Libertário

por Samuel Edward Konkin III

Para um “Roteiro”

Alongside Night

uma novela feita por J. Neil Schulman

Sair da versão mobile