Tomás de Aquino: Razão e Fé

Universidade Libertária
contato@universidadelibertaria.com
Tomás de Aquino

Tomás de Aquino, nascido em 1225, na comuna italiana de Aquino, ainda no século XIII, já trouxe conceitos que são muito caros aos liberais e libertários. Ele auxiliou na reintrodução das ideias aristotélica no pensamento da europa e atualizou a teologia cristã com a filosofia medieval, tendo escrito sobre os conflitos entre fé e razão característicos existentes no período.

Dentre os conceitos propostos por Tomás de Aquino estavam o do direito natural, o conceito de propriedade privada e também o de autopropriedade. Para Tomás de Aquino, a identidade (princípio fundamental da construção lógica de aristotéles) era o elo de ligação fundamental que, ao conectar a essência e existência , mostrava o toque divino. Defendia que apenas através da razão o homem seria capaz de descobrir a lei natural criada por Deus.

Tomás de Aquino faleceu em 07 de março de 1274, na Abadia de Fossanova. Após a sua morte, foram condenadas em Paris 12 teses de sua autoria , em 1277.

Ouça/ assista agora o nosso papo sobre Tomás de Áquino no vídeo que está no início do post.

Quer saber mais?

Gostou do artigo?
Em primeiro lugar, conheça nosso curso de Lógica Formal.

Quer saber mais sobre Ética Libertária?
Em segundo lugar, acesse o curso de Introdução à Ética Libertária.

Posteriormente, faça parte do clube da liberdade.

Em conclusão, inscreva-se em nosso Canal da Universidade Libertária no Youtube.