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O que significa ser um anarquista de mercado

Tempo de Leitura: 6 minutos

Texto escrito por Gary Chartier; Traduzido e adaptado por Gabriel Camargo

Introdução

Os anarquistas de mercado acreditam nas trocas de mercado, não em privilégios econômicos. Eles acreditam em mercados livres. O que os torna anarquistas é a crença em uma sociedade totalmente livre e consensualuma sociedade na qual a ordem é alcançada não por meio de força legal ou governo político, mas por meio de acordos livres e cooperação voluntária em uma base de igualdade. O que os torna anarquistas de mercado é o reconhecimento das livres trocas de mercado como um meio vital para uma ordem social anárquica pacífica. Mas os mercados que eles imaginam não são como os “mercados” repletos de privilégios que vemos hoje em dia.

Os anarquistas de mercado argumentam que o privilégio econômico é um problema social real e generalizado, mas que o problema não é um problema de propriedade privada, concorrência ou lucros em si. Não é um problema da forma do mercado, mas dos mercados deformados—deformados pela longa sombra de injustiças históricas e pelo exercício contínuo e permanente do privilégio legal em nome do capital. A tradição anarquista de mercado reflete sua preocupação consistente com o caráter profundamente político do poder corporativo, a dependência das elites econômicas da tolerância ou do apoio ativo do estado, as barreiras permeáveis entre as elites políticas e econômicas e a incorporação cultural das hierarquias estabelecidas e mantidas pela violência perpetrada e sancionada pelo estado.

A Forma de Mercado

Como outros anarquistas, os anarquistas de mercado são defensores radicais da liberdade individual e do consentimento mútuo em todos os aspectos da vida social—rejeitando, portanto, todas as formas de dominação e governo como invasões contra a liberdade e violações da dignidade humana. A contribuição distinta dos anarquistas de mercado para o pensamento anarquista é sua análise da forma de mercado como um componente central de uma sociedade completamente livre e igualitária—sua compreensão das possibilidades revolucionárias inerentes às relações de livre mercado, e suas percepções sobre as estruturas de privilégio e controle político que deformam os mercados existentes e sustentam a exploração, apesar das tendências naturalmente equilibradoras dos processos mercadológicos. As relações sociais que os anarquistas de mercado defendem explicitamente e esperam libertar de todas as formas de controle governamental são relações baseadas na:

1. propriedade de bens, especialmente a propriedade individual descentralizada, não apenas de bens pessoais, mas também de terras, residências, recursos naturais, ferramentas e bens de capital;

2. realização de contratos e trocas voluntárias de bens e serviços, por indivíduos ou grupos, com a expectativa de benefício mútuo;

3. livre concorrência entre todos os compradores e vendedores—em termos de preço, qualidade e todos os outros aspectos da troca—sem restrições ex ante ou barreiras onerosas à entrada;

4. descoberta empresarial, realizada não apenas para competir nos mercados existentes, mas também para descobrir e desenvolver novas oportunidades de benefício econômico ou social; e

5. ordem espontânea, reconhecida como uma força de coordenação significativa e positiva—na qual negociações descentralizadas, trocas e empreendedorismo convergem para produzir coordenação em larga escala sem, ou além da capacidade de, quaisquer planos deliberados ou projetos comuns explícitos para o desenvolvimento social ou econômico.

Os anarquistas de mercado insistem na importância do contrato e da troca de mercado, na livre concorrência e no empreendedorismo motivados pelo lucro; e eles não apenas toleram, mas celebram a coordenação espontânea e não planejada que os marxistas ridicularizam como a “anarquia social da produção”. Em vez disso, eles insistem em cinco afirmações distintas sobre mercados, liberdade e privilégio:

Joseph Proudhon e Benjamin Tucker

Os primeiros pensadores anarquistas, como Josiah Warren e Pierre-Joseph Proudhon, enfatizaram as características positivas e socialmente harmonizadoras das relações de mercado quando conduzidas em um contexto de igualdade—com Proudhon, por exemplo, escrevendo que a revolução social aboliria o “sistema de leis” e o “princípio da autoridade” para substituí-los pelo “sistema de contratos”.

Benjamin Tucker argumentou de forma célebre que quatro monopólios, ou grupos de privilégios garantidos pelo estado, eram responsáveis pelo poder da elite corporativa: o monopólio de patentes, o monopólio efetivo criado pela distribuição pelo estado de terras arbitrariamente absorvidas para os politicamente favorecidos e sua proteção de títulos de terra injustos, o monopólio do dinheiro e do crédito e os privilégios monopolísticos conferidos pelos impostos. Os economicamente poderosos depende desses monopólios; eliminando-os, o poder da elite se dissolve.

Tucker estava comprometido com a causa da justiça para os trabalhadores em conflito com os capitalistas contemporâneos e se identificava claramente com o crescente movimento socialista. Mas ele argumentou contra Marx e outros socialistas que as relações de mercado poderiam ser frutíferas e não exploradoras, desde que os privilégios que distorcem o mercado, conferidos pelos quatro monopólios, fossem eliminados.

Considerações Finais

O anarquismo de mercado almeja extrair verdades sociais não por meio de dogmatização ou estabelecimento de leis, mas sim permitindo, na medida do possível, a livre interação de ideias e forças sociais, procurando as consequências não intencionais das ideias aceitas, engajando-se em um processo aberto de experimentação e descoberta que permita o teste constante de ideias e instituições em relação aos concorrentes e à realidade dos resultados.

O anarquista revolucionário e mutualista Dyer D. Lum (1839-1893) escreveu em “The Economics of Anarchy” que uma característica definidora da anarquia de mercado era a “plasticidade” dos arranjos sociais e econômicos, em oposição à “rigidez” da dominação estatista ou dos esquemas econômicos comunistas. A essência das ideias anarquistas de mercado provavelmente moldou a forma em que os escritores se sentem mais à vontade para expressá-las. Ou talvez, ao contrário, a forma da escrita pode até ser o que muitas vezes tornou a substância possível: pode ser que as ideias anarquistas de mercado tomem forma mais naturalmente no curso de um diálogo em vez de uma disquisição, no ato de dar e receber críticas em vez de um monólogo unilateral. O valor da espontaneidade, o engajamento exploratório e os rigores do teste competitivo podem ser tão essenciais para a formação de ideias anarquistas de mercado por escrito quanto o são para a implementação dessas ideias no mundo em geral.

Artigo adaptado do original

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