Este é um livro que reúne diversas pequenas colunas escritas por Murray N. Rothbard, na década de 1960, acerca de diversos temas polêmicos, temas esses que são, por vezes, chamados de temas esquerdistas. Assim, chamar-se-ia esse período rothbardiano de “esquerdista”. Mas tal consideração apenas perderia de vista que esses não são de fato temas esquerdistas; tratam-se meramente do que qualquer libertário — ou ainda, qualquer pessoa com bom-senso — defenderia. 

Falamos do direito à liberdade, da oposição à escravidão, do direito à secessão, do anti-imperialismo americano (que nada mais é do que uma política exterior anti-intervencionista, ou isolacionista, que vai contra a criação de bases militares estadunidenses ao redor do globo, como se o globo fosse seu quintal).

Além disso, são abordados também temas como o assassinato de grandes figuras negras (como Malcolm X e Martin Luther King), as práticas desumanas Estatistas, que vemos ser seu verdadeiro papel — tais como a transformação de bairros de maioria negra em campos de guerra; o uso de veículos blindados para atirar com suas metralhadoras e canhões em “qualquer coisa que se mova”; a incitação a policiais a usarem revolveres e espingardas contra cidadãos pacíficos, e que “é para isso que eles os têm”; etc. —, são abordados também a “rebelião” em Newark, a Guerra Civil de Julho de 1967 e diversos outros.