Introdução ao Método Austríaco

Este curso se dedicará a elucidar os elementos que Escola Austríaca de Economia utiliza para análise da economia, sustentados em uma relação tripartite (Ação, Tempo e Conhecimento). Será traçado um paralelo ao positivismo – muito observado nos cursos convencionais de economia – sua influência sobre a formação dos economistas e como tal método desencadeou certos abusos como o uso extremado da razão (desaguando no racionalismo construtivista), no mecanicismo matemático e até no suporte epistemológico do totalitarismo.

Após esse paralelo, será demonstrado como a Escola Austríaca de Economia fornece ferramentas para não só detectar os vícios do economicismo positivista, como também para superá-lo. Além disso, ao considerar elementos como incerteza e interação em sistemas sociais complexos, a Escola Austríaca fornece uma sólida defesa contra a arrogância de pretensos iluminados que visam interferir na sociedade à bel prazer.

O que você vai aprender no curso de Introdução ao Método Austríaco?

Seção 1: O Positivismo na Economia e a Crítica Austríaca

Seção 2: O Homo Economicus vs Homo Agens

Seção 3: A Limitação do Conhecimento e o Abuso da Razão

Seção 4: O Futuro da Economia enquanto Ciência

Este curso é para você que...

Quer conhecer os princípios da Escola Austríaca de Economia.
Quer entender o que a EA tem de diferente das outras escolas de economia.
Quer entender no detalhe porque o mainstream do estudo econômico atual pode levar ao autoritarismo.
Quer se aprofundar nas consequências econômicas e sociais do positivismo na economia.