Esta obra é um convite para que todos saiam da inércia, unindo-se às pessoas próximas para fazer o que precisa ser feito: concentrar-se em resolver os problemas locais, localmente. Abandonando a ilusão de que agentes externos como políticos e corporativistas, são necessários para isso, ou mesmo que eles farão o árduo trabalho.
Nesse volume único, o leitor encontrará as duas principais obras de Karl Hess, um dos grandes libertários que, além da teoria, se dedicou à prática desse importante compromisso.
Em ‘Tecnologia Comunitária’, são apresentados os pilares para a melhoria real da vida dos indivíduos, por meio do fortalecimento de suas raízes comunitárias e pelo uso consciente da tecnologia a favor desse objetivo, em vez de se deixar distrair por ela. Mas, para além disso, o cerne desse trabalho é relatar a experiência de Hess ao engajar-se nesse projeto em seu próprio bairro (Adams-Morgan em Washington DC) durante os anos 70.
Já em ‘O Poder da Vizinhança’, continuação direta da obra anterior, Hess se dedica a analisar com mais profundidade os resultados de seu próprio experimento, discu- tindo as possibilidades do projeto, além de avançar em tópicos que, até então, pos- suíam um caráter mais especulativo no que diz respeito à construção de uma comunidade consciente e independente.