Sobre o Autor

Frederic Bastiat

Claude Frédéric Bastiat

Bastiat foi um economista e jornalista francês. Um princípio domina sua obra: lei deve proteger o indivíduo, a liberdade e a propriedade privada. É desta forma que Bastiat analisa o funcionamento do Estado, esta “grande ficção através da qual todos se esforçam para viver às custas dos demais”. Para ele, protecionismo, intervencionismo e socialismo são as três forças de perversão da lei. O teórico econômico Joseph Schumpeter chamou Bastiat de “o jornalista econômico mais brilhante que já viveu”.

Um grande ataque ao protecionismo e comunismo!

Obras de Frédéric Bastiat

Disponíveis em Francês/Inglês

* Datas das publicações originais.

Obras traduzidas pela Editora Konkin | PDF Gratuito

Nesta obra inédita, composta por diversos textos paralelos, Frédéric Bastiat desafia seus adversários contemporâneos — e de forma indireta, seus atuais sucessores — a defender o protecionismo, que o autor acusa de ser uma espécie de pré-comunismo. Mas isso está longe de ser tudo:

 

Bastiat também revela o caráter utopista e imediatista dos juristas, que tentam a cada novo projeto de lei implementar planos sociais que, para funcionar, iriam requerer mudanças fundamentais nas relações sociais, familiares e individuais; projetos tão quiméricos e megalomaníacos que exigiriam não uma difícil adequação dos cidadãos ou ferramentas tecnológicas avançadíssimas, mas algo ainda mais distante; exigiria a alteração daquilo que nem mesmo o mais sábio dos homens ousaria dizer que sabe definir: exigiria a alteração da natureza humana.

 

 

Com toda a grandiloquência e paixão que transborda direto de suas palavras, Frédéric Bastiat é capaz de conquistar a simpatia — quando não a confiança — até mesmo dos mais convictos defensores do comunismo e protecionismo. Sem dúvida um autor indispensável para aqueles que buscam o conhecimento, e principalmente a paixão, necessário para lutar pela liberdade.

Quem Foi Ludwig von Mises?

Galeria de Fotos | Bastiat