O Socialismo de Ludwig von Mises é o exame crítico mais importante do socialismo já escrito.

O socialismo é mais famoso pelo penetrante argumento do cálculo econômico de Mises. O livro contém muito mais, no entanto. Mises não apenas mostra a impossibilidade do socialismo: ele defende o capitalismo contra os principais argumentos que os socialistas e outros críticos levantaram contra ele. Um sistema planejado centralmente não pode substituir alguma outra forma de cálculo econômico para os preços de mercado, porque tal alternativa não existe. O capitalismo é a verdadeira democracia econômica.

O socialismo aborda as questões contemporâneas da desigualdade econômica e argumenta que a riqueza pode existir por longos períodos apenas na medida em que os produtores ricos conseguem satisfazer os consumidores. Mises mostra que não há tendência ao monopólio em um sistema de mercado livre.

Mises analisa medidas de reforma, como previdência social e legislação trabalhista, que de fato servem para impedir os esforços do sistema capitalista para servir às massas.

O socialismo é uma verdadeira enciclopédia de tópicos vitais nas ciências sociais, todos analisados com a combinação única de erudição histórica e visão penetrante de Mises.