J.B Say: A Tradição Francesa em Roupagem Smithiana

Tempo de Leitura: 72 minutos Por Murray Rothbard [Este texto corresponde ao primeiro capítulo do segundo volume do livro “História do Pensamento Econômico; Uma Perspectiva Austríaca, o download do primeiro volume está disponível aqui] 1.1 A conquista smithiana da França Um dos grandes quebra-cabeças na história do pensamento econômico, como indicamos no Volume 1, é o porquê de Adam Smith ter …

O Sistema Marxiano II: A Economia do Capitalismo e seu Inevitável Falecimento

Tempo de Leitura: 52 minutos [Este texto corresponde ao décimo terceiro capítulo do segundo volume do livro “História do Pensamento Econômico; Uma Perspectiva Austríaca, o download do primeiro volume está disponível aqui] 13.1       A teoria do valor-trabalho Vimos que, na segunda metade de sua vida, Karl Marx, exilado na Grã-Bretanha longe do combate político ou do possível combate revolucionário, passou os …

A Alienação, a Unidade e a Dialética

Tempo de Leitura: 34 minutos Por Murray N. Rothbard [Este texto corresponde ao décimo primeiro capítulo do segundo volume do livro “História do Pensamento Econômico; Uma Perspectiva Austríaca, o download do primeiro volume está disponível aqui] 11.1 Origens da dialética: criatologia “Alienação”, para Marx, não tem qualquer relação com a tagarelice na moda dos intelectuais Marxóides do final do século vinte. …

Ensaio Bibliográfico

Tempo de Leitura: 41 minutos [Nota do Editor: Com esta publicação, terminamos de publicar toda a tradução em português do primeiro volume do livro cujo título original é “An Austrian Perspective on the History of Economic Thought I: Economic Thought Before Adam Smith”, para acessar o resto dos capítulos, basta que se clique na tag “História do Pensamento Econômico; Uma …

A Propagação do Movimento Smithiano

Tempo de Leitura: 44 minutos 1. A Riqueza das Nações e Jeremy Bentham Contrária à opinião recebida, o Riqueza das Nações não foi um sucesso instantâneo. Dos principais jornais britânicos daqueles dias, o Annual Register fez uma breve e fria revisão, enquanto a Gentleman’s Magazine o ignorou inteiramente. O jornal mais influente, o Monthly Review, foi ambivalente acerca do livro. …

O Iluminismo Escocês

Tempo de Leitura: 25 minutos A tentação é intitular este capítulo de: “Os precursores de Adam Smith”, ele próprio um produto do Iluminismo Escocês. O problema, contudo, é que Smith, na maioria dos aspectos da economia, foi um retrocesso e uma deterioração, ao invés de um avanço, de seus notáveis predecessores. No final do século XVII e durante o século …

O Brilhantismo de Turgot

Tempo de Leitura: 48 minutos 1. O homem Há um costume em torneios de xadrez de recompensar prêmios de “brilhantismo” para vitórias particularmente resplandecentes. Partidas de “brilhantismo” são breves, lúcidas e devastadoras, nas quais o mestre inovadoramente encontra caminho para novas verdades e novas combinações na disciplina. Se atribuíssemos um prêmio por “brilhantismo” na história do pensamento econômico, ele certamente …