“Defendendo a ética argumentativa: Resposta à Murphy e Callahan”, de Stephan Kinsella

Tempo de Leitura: 18 minutos Por Stephan Kinsella [Retirado de: https://www.stephankinsella.com/publications/defending-argumentation-ethics/, 19 de setembro de 2002.] [Traduzido por Gabriel Marculino] Pretendo aqui providenciar um curto guia para a literatura relevante seguida por uma resposta limitada às críticas de Murphy e Callahan da ética argumentativa de Hans-Hermann Hoppe.[1] Background A defesa da “ética da argumentação” dos direitos libertários foi primeiro publicada, …

O Manto da Ciência

Tempo de Leitura: 27 minutos Por Murray N. Rothbard [Texto retirado do livro Economic Controversies, traduzido por Alex Pereira de Souza e revisado por dkwolf] Na nossa adequada condenação do cientificismo no estudo do homem, não deveríamos cometer o erro de dispensar também a ciência. Pois, se o fizermos, creditamos o cientificismo demais e aceitamos ao pé da letra a …

Praxiologia, Juízo de Valor e Política Pública

Tempo de Leitura: 28 minutos [Texto retirado do livro Economic Controversies, autoria de Murray N. Rothbard, traduzido por Alex Pereira de Souza e revisado por dkwolf] Ética é a disciplina, ou como é chamada na filosofia clássica a “ciência”, de quais objetivos os homens devem ou não devem perseguir. Todos os homens têm valores e colocam juízos de valor positivos …

Professor Kirzner sobre Empreendorismo

Tempo de Leitura: 11 minutos [Texto retirado do livro Economic Controversies, autoria de Murray N. Rothbard, traduzido por Alex Pereira de Souza] Apareceu originalmente como “Professor Hébert on Entrepreneurship” no Journal of Libertarian studies 7, nº 2 (Outono, 1985): 281-86. Uma vez que reconheço que sei mais sobre a teoria econômica austríaca do que sobre Richard Cantillon, gostaria de concentrar …

Ludwig von Mises e o Paradigma para Nossa Era

Tempo de Leitura: 20 minutos [Artigo retirado do livro Economic Controversies, autoria de Murray Rothbard, traduzido por Alex Pereira de Souza, revisado por dkwolf] [1]Originalmente apareceu em Modern Age (Outono, 1961): 370-379. Indiscutivelmente o desenvolvimento mais significante e desafiador da historiografia da ciência na última década é a teoria de Thomas S. Kuhn. Sem defender a filosofia relativista e subjetivista …

Ensaio Bibliográfico

Tempo de Leitura: 41 minutos [Nota do Editor: Com esta publicação, terminamos de publicar toda a tradução em português do primeiro volume do livro cujo título original é “An Austrian Perspective on the History of Economic Thought I: Economic Thought Before Adam Smith”, para acessar o resto dos capítulos, basta que se clique na tag “História do Pensamento Econômico; Uma …

A Propagação do Movimento Smithiano

Tempo de Leitura: 44 minutos 1. A Riqueza das Nações e Jeremy Bentham Contrária à opinião recebida, o Riqueza das Nações não foi um sucesso instantâneo. Dos principais jornais britânicos daqueles dias, o Annual Register fez uma breve e fria revisão, enquanto a Gentleman’s Magazine o ignorou inteiramente. O jornal mais influente, o Monthly Review, foi ambivalente acerca do livro. …

O Iluminismo Escocês

Tempo de Leitura: 25 minutos A tentação é intitular este capítulo de: “Os precursores de Adam Smith”, ele próprio um produto do Iluminismo Escocês. O problema, contudo, é que Smith, na maioria dos aspectos da economia, foi um retrocesso e uma deterioração, ao invés de um avanço, de seus notáveis predecessores. No final do século XVII e durante o século …