Quem foi David Ricardo?
Nascido em Londres, Inglaterra, David Ricardo era o terceiro de dezessete filhos de uma família sefardita de origem portuguesa, que recentemente havia se mudado para Holanda. Seu pai, Abraham Ricardo, foi um bem sucedido investidor, o que influenciou Ricardo a já entrar para o mundo dos negócios aos 14 anos.
Aos 21 anos, Ricardo converte-se ao unitarismo, uma vertente católica, geralmente associada ao protestantismo. Sua base parte da negação da Santíssima Trindade em prol do unitarismo de Deus. Além de sua conversão, Ricardo casa-se com uma quaker, Priscilla Anne Wilkinson. Essa série de atitudes do jovem causou uma ruptura de Ricardo com sua família, o que levou a sua deserdação por parte de seu pai.
Ricardo morre aos 51 anos, em decorrência de uma infecção que se espalhou para o seu cérebro, causando Sepsia. Deixando três filhos: Osman Ricardo e David Ricardo, ambos políticos liberais membros dos Whig, assim como seu pai. O terceiro, Mortimer Ricardo, se tornou Deputy Lieutenant de Oxfordshire, um título dado a delegados que representam o monarca em situações cerimoniais em condados.
Seu corpo encontra-se na igreja de São Nicolau em Wiltshire.
Ao morrer, em 1823, a fortuna de Ricardo era estipulada entre £ 675 000 e £ 775 000, algo em torno de 80 a 92 milhões de libras esterlinas (aproximadamente entre 438 e 504 milhões de reais) em valores de 2019.
NASCIMENTO
18/04/1772, Londres, Inglaterra
ESCOLA/TRADIÇÃO
Economia clássica
MORTE
11/07/1823, Gatcombe Park, Inglaterra