A Privatização de Ruas e Estradas
Walter Block
Em “A Privatização de Ruas e Estradas”, Walter Block elucida os fatores humanos e econômicos que mostram que as estradas, e quaisquer que sejam as partes de nossas vidas que dependam delas, melhoram com a privatização — assim como qualquer outro produto ou serviço que você consiga nomear.
Os economistas mainstream há gerações expressam suas previsíveis objeções à privatização das estradas, tais como externalidades (por exemplo, poluição), domínio eminente, e segurança pública.
Walter mostra neste livro que, independentemente da tecnologia, as melhores soluções apenas são possíveis, para não dizer inevitáveis, quando a propriedade é verdadeira e seguramente privada.
As contribuições únicas de Block são suas explicações sobre os mecanismos por meio dos quais a propriedade privada acaba por resolver questões de poluição, segurança e outros problemas de maneira superior que qualquer sistema que envolva propriedade “pública”.
O clássico truque econômico usado por gerações de economistas, funcionários e agências governamentais para justificar o controle contínuo das estradas pelo governo é facilmente desfeito com o uso dos conhecimentos econômicos corretos.
Walter Block é hoje o líder em elucidar essas percepções nesse exato contexto.