Anarco-Feitiçaria

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Ou: O caso contra a revogação

Publicado originalmente em SEK3

“Escolha um anti, qualquer anti.”

Isso poderia ser considerado o equivalente libertário de um truque de cartas. No truque de mágica, o objetivo é fazer com que um membro da plateia escolha a carta que você quer, ao mesmo tempo que o deixa escolher qualquer uma que ele quiser. O libertário que tente conseguir um convertido — ou pelo menos um pouco de atenção — pode utilizar seu baralho do mesmo modo. 

Qual é o truque? O mágico de palco te pede para escolher uma carta, qualquer carta, mas do seu baralho. E o adepto libertário pergunta o mesmo: selecione uma posição “anti” do baralho das Questões Políticas.

Então, se o “membro da audiência” diz que é anti-sopa-de-tomate, ou anti-escovar os dentes quatro vezes por dia, o libertário apenas dá de ombros e diz: “Laissez faire”! E então você lembra do fato de que ele deveria escolher uma carta do baralho, e seleciona um “anti” das questões políticas.

Anti-busing? Mesmo o libertário mais retardado poderia demonstrar que o Estado é responsável pelos ônibus escolares públicos para expiar os pecados da segregação visitados na sétima geração.

Anti-armas? Bem, isso pode incomodar alguns libertários malucos por armas, mas o truque, garanto-vos, funciona sempre. Se o seu oponente lhe atirar uma curvada, inverta a sua posição para o apanhar. Experimente isto:

“Tenho a certeza que concordará que não podemos nos livrar de todas as armas pela força. Afinal de contas, quem é que se livrará das armas que estão na mão daqueles que estão a forçar todos os outros a não tê-las?”

Mas na verdade, há de fato muito mais armas do que as pessoas produziriam livremente se tivessem o seu caminho. E sabe quem tem mais armas — para serem usadas tanto para fins ofensivos como defensivos — para não mencionar gás, aviões, bombas de nêutrons, lasers assassinos, mísseis, tanques e assim por diante?”

Desnecessário será dizer que o público está de novo a enfrentar o Estado como o obstáculo à satisfação das suas anti-dades. A mesma “posição inversa” pode ser usada quer lhe seja dado anti-sexismo ou anti-feminismo, anti-poluição ou anti-ecologia, anti-guerra ou anti-(razão da guerra).

Anti-taxa? Você deve ter muita sorte.

Agora, se sou realmente um mágico libertário assim tão bom, deveria ser capaz de frustrar o meu próprio truque. Suponhamos que eu entrei numa sala de estar onde um alegado libertário, tendo apenas lido a primeira metade deste artigo, está a impressionar os convidados com o meu estratagema. Ele é uma espécie de desviacionista, por isso assumam que estou aborrecido. Ele decide esfregar as mãos olhando para mim, pedindo-me que caia no meu gambito. “Escolhe um anti, qualquer …”.

“Anti-revogação.”

Mais do que provável, esse desviante é um anarco-democrata (termo educado para libertários de processos políticos que vão desde os Roycianos fofinhos até aos partiarquistas cuspidores de fogo). Se há uma coisa em que todos os anarco-democratas acreditam, um denominador comum para qualquer libertário que seja o menos brando na política, é o apoio à revogação. Revogação de leis, revogação de impostos, revogação de regulamentos, revogação de cargos (impeachment) — que libertário poderia ser contra isso?

Apanhei-o!

Mas talvez essa pessoa tenha lido dois terços do caminho através deste artigo e estivesse à espera disso. Suponha, diabolicamente, que ele o atira, de volta a mim, assim:

“Digamos, não é você o tipo que inventou esse truque? Sim, é isso mesmo. OK, porque não mostra a nós todos como responder a isso?”

Como eu disse, um bom mágico libertário deveria ser capaz de frustrar o seu próprio truque. Um grande feiticeiro libertário deveria ser capaz de contra-atacar x foil quando usada sobre ele. Por isso, eu responderia assim:

“‘Revogar’ significa ‘decretar legislação que retire ou anule outra legislação’. Ou seja, os apoiantes de uma revogação dividem-se em dois grupos: aqueles que ganham com o processamento político posterior e aqueles que apenas querem tirar outra lei das suas costas.

Mas muitas, se não a maioria, das leis são vistas como afetando apenas um pequeno grupo de interesse numa sociedade estatal; por conseguinte, para utilizar o processo político para tirar a lei em questão das suas costas, o último grupo precisa dedicar recursos para persuadir os menos preocupados a se auto-organizarem. O primeiro grupo — políticos e seus chacais — lucra ao alocar os recursos e consumir muito.

A alternativa é que o último grupo (as vítimas são um bom nome) dedique quaisquer recursos de que disponha para a luta de se proteger ou defender enquanto ignora a lei. Repentinamente, a equação muda.

Agora, o peso morto dos despreocupados tem de ser agitado para ganhar recursos e consentir na aplicação dos abolicionistas da lei (contra-economistas).

Finalmente, uma coligação de grupos de revogação, procurando a revogação de várias leis, tem dificuldade em ver o inimigo comum (o Estado) e, em vez disso, vê-se a competir pelas mesmas pessoas, pelo mesmo dinheiro, pelo mesmo tempo para a sua revogação particular. Em forte contraste, cada contra-economista é solidário com todos os outros. ‘O Homem’ é inimigo tanto do contrabandista como da prostituta, do traficante e do bicheiro de rua. Depurar é o crime supremo.

A revogação, portanto, perpetua o Estado, e mesmo onde ela passa, deixa 99 e 44/100 da opressão e pilhagem. A ação directa da contra-economia consome capital apenas para o fim específico desejado, e nunca poderá ser utilizada para sustentar o Estado. Cada ato contra-econômico toma do homem do imposto e do regulador, e arrebita o nariz à sua autoridade.

E é por isso que os libertários também são anti-revogação.”

E é assim que o truque é feito. Alguns podem o chamar de feitiçaria; eu o chamo de consistência. Para um anti? Ora, você é libertário! Presto!


Publicado em 1 de Abril de 1978

Southern Libertarian Review

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