Esse Movimento Dele: Murray N. Rothbard, 1926–1995

Publicado originalmente em SEK3.

Pessoalmente, Murray Rothbard poderia ser descrito como um Woody Allen que havia estudado economia; não era acidente que um de seus diretores favoritos de todos os tempos fosse Mel Brooks. Quando confrontado com acusações de que ex-conservadores se tornaram tão ideológicos quanto libertários que estavam se transformando em engrenagens de um movimento sem humor, bastava oferecer como refutação o contraste de Murray com Marx, Lenin e, para essa questão, Rand. Até mesmo o conservador que o expurgou da National Review na década de 1950 por altos desvios (recusa de sancionar o Estado por cruzadas anticomunistas), William F. Buckley, teve de se referir a suas vítimas como “Murray Rothbard e seu alegre bando de anarquistas.”

Essa estabilidade de personalidade e bom humor têm consequências profundas para o que ele, muitas vezes descrito como o Poderoso Chefão do Movimento Libertário moderno, chamou de “Esse Nosso Movimento”. Em primeiro lugar, e mais importante, isso significava que não importa o quanto alguém discordasse dele, ninguém era lançado para a escuridão externa (novamente, ao contrário de Marx, Lenin e Rand) para nunca mais ser mencionado. Em 1977, em nosso momento mais separado do Partido Libertário, eu o descrevi como o Darth Vader em pessoa. Três anos depois, ele foi expurgado do poderoso Kochtopus pelo dispositivo de tomada de seus tokens acionários no Instituto Cato, que evocou os seus mais altos gritos de traição. De prontidão, enviei a ele ações da revista New Libertarian com o adendo de que não poderiam ser tiradas dele sob nenhuma circunstância. Ele respondeu imediatamente com sua sagacidade habitual.

O impacto de Rothbard no desenvolvimento intelectual e ideológico libertário (e agorista) facilmente preencherá todo o nosso próximo número de AQ; tributos pessoais e uma discussão de seu impacto no movimento e o futuro pós-Rothbard, se houver, do Movimento Libertário ocuparão pelo menos uma, senão mais, questões da NL.

Dois pontos precisam ser feitos imediatamente: não haveria Movimento Libertário se não fosse pelo pensamento e ação (particularmente na década de 1960) do professor Murray Newton Rothbard, Ph.D., e, se ele tivesse seguido o mesmo tipo de tática que tinha experienciado em sua associação com colegas estudantes de Columbia, ou com os Randistas ou com os ex-comunistas expurgadores ao redor de Buckley, o Movimento que conhecemos hoje não teria durado.

Como alguém que se encontra cada vez mais pertencente a outro movimento diferente para o futuro, ofereço a todos os Movimentos, presentes e futuros, o exemplo de quem desprezou manter sua liderança por qualquer meio, exceto a superioridade no combate intelectual e a posse de sagacidade afiada. Espero que o mundo veja muito mais semelhantes a ele.

Agorist Quarterly – Sep 1, 1995