Eugen von Böhm-Bawerk

Eugen von Böhm-Bawerk foi economista, advogado, ministro das finanças, professor e uma figura fundadora da Escola Austríaca de economia.

Eugen von Böhm-Bawerk

Quem foi Böhm-Bawerk?

Eugen von Böhm-Bawerk foi economista, advogado, ministro das finanças, professor e uma figura fundadora da Escola Austríaca de economia. Nascido em 1851 na cidade de Brno, no Império Austro-Húngaro, Böhm-Bawerk foi inicialmente formado como advogado na Universidade de Viena. Durante sua educação, ele primeiro leu o Principles of Economics de Menger e imediatamente o transformou em um economista. Embora ele nunca tenha estudado economia diretamente com Menger, ele rapidamente se tornou um adepto de seu trabalho. Ele também se tornou amigo de Friedrich von Wieser, outra figura fundadora da Escola Austríaca, na Universidade de Viena. Wieser mais tarde se tornaria cunhado de Böhm-Bawerk.

No início da década de 1870, Böhm-Bawerk conseguiu um emprego no ministério das finanças austríaco, onde ocupou vários cargos dentro do ministério. Embora sua ocupação atual fosse de curta duração e sem intercorrências, Böhm-Bawerk retornaria mais tarde ao ministério das finanças com uma influência muito mais forte em questões econômicas.

A carreira docente de Böhm-Bawerk começou em 1880, quando ele se qualificou como privatdozent — ou professor particular — de economia política na Universidade de Viena. No ano seguinte, transferiu-se para a Universidade de Innsbruck. Em 1884, ele foi promovido a professor, o que lhe rendeu uma posição estável e assalariada até 1889, quando se tornou conselheiro no ministério das finanças de Viena. Foi nessa época, como professor, que Böhm-Bawerk teve mais tempo para se dedicar às atividades intelectuais, e foi durante seu mandato acadêmico que escreveu os dois primeiros volumes de sua magnum opus, Capital and Interest.

Como conselheiro, no entanto, ele estava mais ocupado com assuntos mais políticos. Uma de suas principais realizações foi o trabalho de reforma do código tributário austríaco, que por acaso onerou particularmente a produção. Como conselheiro, ele propôs uma versão moderna de um imposto de renda para substituir a estrutura de impostos existente. Sua proposta foi aprovada e logo teve muito sucesso. Em 1895, Böhm-Bawerk foi promovido a ministro das finanças. Ele ocupou esse cargo até o terceiro mandato, onde permaneceu de 1900 a 1904. Nesse ínterim, Böhm-Bawerk foi embaixador na corte alemã em 1897, e em 1899 foi promovido à Câmara dos Pares — um órgão governamental de nível superior. O período entre as nomeações ministeriais também viu a publicação da ardente aniquilação da economia marxista de Böhm-Bawerk, quando sua obra Karl Marx and the Close of His System foi concluída em 1896.

Leia o Artigo completo: A Vida e as Obras de Böhm-Bawerk

NASCIMENTO
12/02/1851, Brno, Morávia

MORTE
27/08/1914, Viena

TRABALHOS
Magnum Opus: Capital and Interest

Obras de Böhm-Bawerk em Inglês
Obras de Böhm-Bawerk em Português

Livros traduzidos pela Editora Konkin