Jesús Huerta de Soto

Jesús Huerta de Soto

Quem foi Jesús Huerta de Soto?

Quando era adolescente, Jesús Huerta de Soto teve uma revelação. Sempre foi apaixonado pela economia e na casa de seus pais dispunha de uma ampla biblioteca sobre a matéria, porém aos 16 anos se havia liquidado inteiro e passou horas inoperantes buscando novos títulos pelas livrarias de Madrid. Um dia, na rua Fuencarral, encontrou um que não conhecia. “Chamava-se Ação Humana e era de um certo Ludwig Von Mises”, lembra ele. “Fiquei fascinado.”

Jesusito desde então já apontava um certo caminho. Ele tinha lido a Teoria Geral de Keynes quando tinha 14 anos e, embora admita que a entendeu “mal”, relutava em acreditar que um homem tão pomposo tivesse salvado o capitalismo, como todos insistiam em garantir. Ele expressou essa preocupação ao pai, que deve ter olhado para suas panturrilhas sem pelos e dito: “Não seja bobo, garoto! O que você sabe?!»

Mas, algum tempo depois, um amigo de seu pai o deixou elaborar e ficou surpreso (ou chocado) ao ver que o menino não estava apenas citando Mises de memória, mas “estava trabalhando em Man, Economy, and State de Murray Rothbard”. Aquele amigo de seu pai fazia parte de uma pequena célula de austríacos que se reuniam semanalmente em Madrid. Convidaram-no a participar e Huerta de Soto tornou-se um dos seus participantes mais assíduos. «Pouco depois de me matricular em Economia», diz hoje, «assim, por acaso do destino, tive a oportunidade de contrastar as duas correntes»: a neoclássica e aquela que ele chama simplesmente de Ciência Económica.

Leia o artigo completo aqui: Entrevista com Jesús Huerta de Soto

NASCIMENTO
23/12/1956, Madrid, Espanha

PREFERÊNCIA POLÍTICA
Libertarianismo, Anarcocapitalismo

Obras da Editora Konkin