Norman Stephan Kinsella

Norman Stephan Kinsella

Quem foi Norman Stephan Kinsella?

Ao contrário de muitos libertários que flertam com o socialismo antes de ver a luz, nunca fui atraído pelo esquerdismo. De fato, embora seja claro que eu dê boas-vindas a ex-comunas em nossas fileiras, sempre desconfio um pouco de qualquer um que possa ser influenciado por aquela baboseira.

Nascido em 1965, fui criado em uma pequena cidade perto de Baton Rouge, Louisiana. Minha aversão natural ao esquerdismo decorre dessa educação. O meio — se é que se pode dizer que o sul da Louisiana tem um — era nominalmente democrata, mas relativamente apolítico, culturalmente conservador e católico. Não me lembro de ter conhecido nenhum esquerdista aberto ou hardcore até a faculdade.

Havia outros fatores contribuintes que me tornaram maduro para o libertarianismo. Por um lado, sempre fui fortemente individualista e orientado para o mérito. Provavelmente porque fui adotado e, portanto, sempre tendi a desprezar arrogantemente a importância dos “laços de sangue” e quaisquer características de grupo herdadas ou “não merecidas”. Isso me tornou um candidato ideal para ser fascinado pelos temas de mestre do universo “Eu não preciso de nada de você ou devo nada a você” de Ayn Rand.

Outro fator é meu forte sentimento de indignação com a injustiça, que provavelmente se desenvolveu como resultado do meu ódio por valentões e bullying. Eu era frequentemente atacado por eles quando criança, porque eu era pequeno para minha idade, estudioso e espertinho. Não é uma boa combinação.

Frequentei a escola primária e secundária católica em Baton Rouge. Eu tinha uma relação de amor e ódio com a Sra. Reinhardt, bibliotecária da Catholic High School. Quando ela não estava me expulsando e meus companheiros da biblioteca por pregar peças, ela me recomendava livros, pois sabia que eu era um ávido leitor de ficção e não-ficção. Um dia ela me recomendou The Fountainhead, de Ayn Rand. (Acredito que isso foi em 1982, quando eu estava no terceiro ano do ensino médio — no mesmo ano em que Rand morreu.)

“Leia isso. Você vai gostar”, ela me disse. Ex nihilo — alguma coisa. A lógica implacável da justiça de Rand me atraiu. Fiquei emocionado ao ver uma aplicação mais ou menos rigorosa da razão a campos fora das ciências naturais. Acho que isso me ajudou a evitar sucumbir, na faculdade, ao empirismo-cientificismo simplista e ingênuo que a maioria dos meus colegas de engenharia naturalmente absorveu. A epistemologia dualista de Mises e a crítica ao monismo-positivismo-empirismo, que estudei muito mais tarde, também me ajudaram a me proteger do cientificismo.

Leia o Artigo completo: Ser um Libertário

NASCIMENTO
01/01/1965, Prairieville, Luisiana, EUA

EDUCAÇÃO
Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica, Louisiana State University.
Juris Doctor em Direito pela LSU Law Center (Centro Jurídico LSU)
LL.M. (Direito Empresarial Internacional) pela King’s College London – Universidade de Londres
Escola Austríaca de Economia

PREFERÊNCIA POLÍTICA
Anarcocapitalista

TRABALHOS
9 livros autorais e diversos artigos publicados!
Magnum Contra a Propriedade Intelectualável

Obras de Stephan Kinsella em Inglês
  • Protegendo o Investimento Estrangeiro no Direito Internacional: Aspectos Jurídicos do Risco Político (Protecting Foreign Investment Under International Law: Legal Aspects of Political Risk) (1997)
  • Documentos Libertários (Libertarian Papers) (5 volumes)
  • Práticas de Trademark e formulários (Trademark practice and Forms) (2003)
  • Formação de Contrato Online. (Online Contract Formation) (2004)
  • Propriedade, liberdade e sociedade: ensaios em homenagem a Hans-Hermann Hoppe (Property, Freedom, and Society: Essays in Honor of Hans-Hermann Hoppe) (2009)
  • Dicionário de Direito Civil da Louisiana (Louisiana Civil Law Dictionary) (2011)
  • Investimento Internacional, Risco Político e Resolução de Disputas: Um Guia do Praticante (International Investment, Political Risk, and Dispute Resolution: A Practitioner’s Guide) (2020)
  • Direito em um Mundo Libertário: Fundamentos Jurídicos de uma Sociedade Livre (Law in a Libertarian World: Legal Foundations of a Free Society) (2021)
Obras de Stephan Kinsella em Português

Livros traduzidos pela Editora Konkin