Carl Menger

Menger era uma personalidade fascinante e enérgica. Intelectualmente vigoroso em sua velhice, ele foi um verdadeiro polímata em sua juventude.

Carl Menger

Quem foi Carl Menger?

Menger nasceu em 1840 na cidade galiciana de Neu-Sandez (hoje localizada na Polônia). Seu pai era um advogado de uma família de oficiais do exército e funcionários públicos; sua mãe vinha de uma rica família de comerciantes boêmios que se mudara para a Galícia. Seu nome completo era Carl Menger Edler von Wolfesgrün, mas ele e seus irmãos — o influente político Max e o jurista socialista Anton — não usavam seu título de nobreza.

Menger era uma personalidade fascinante e enérgica. Intelectualmente vigoroso em sua velhice, ele foi um verdadeiro polímata em sua juventude. Ele estudou direito e ciências governamentais primeiro em Praga e depois em Viena. Um de seus professores na Universidade de Viena foi Peter Mischler, um defensor da teoria do valor marginal, mas aparentemente Menger não estava interessado em economia ou em uma carreira acadêmica. Ele preferiu a escrita não acadêmica e em 1863 trabalhou como jornalista para o Lemberger Zeitung. Por volta de 1864, ele começou a se preparar para um doutorado em direito e ciência do governo e passou no primeiro exame em março de 1865. Mesmo nesse ponto, seu novo compromisso acadêmico foi ofuscado por suas buscas literárias. Quando passou no último de seus quatro exames de doutorado, em março de 1867, estava no processo de escrever várias comédias.

Seu interesse literário era mais do que acadêmico. Menger fundou o jornal Wiener Tagblatt, que apareceu pela primeira vez em 26 de novembro de 1865. Em uma edição inicial, ele começou a publicar um romance anônimo com o título escandaloso Der ewige Jude in Wien (O Eterno Judeu em Viena). Em março de 1866, ele juntou-se à equipe de economia de outro jornal de Viena, o Wiener Zeitung. Este jornal era “um órgão puramente governamental, controlado pelo Conselho de Ministros e, em particular, pelo Gabinete do Presidente do Ministério do Interior. A redação era selecionada pelo governo, os artigos oficiais eram escritos nos ministérios, editados e submetidos pelo Conselho de Ministros.” Assim, Menger tornou-se um funcionário do governo em uma posição privilegiada que oferecia perspectivas de alcançar os estratos mais altos dentro do serviço público austríaco.

Um cargo no governo era de grande prestígio e muito cobiçado pelas jovens elites. A concorrência era acirrada mesmo para posições menores. Para ter sucesso, era preciso Protektion — o ouvido amigo de alguém suficientemente alto na hierarquia do governo para influenciar a indicação. No caso de Menger, a Protektion inicial pode ter vindo de seu irmão Max, mas Carl rapidamente aprendeu a se manter sozinho.

Uma de suas tarefas como funcionário do Wiener Zeitung era escrever pesquisas de mercado. Como ele disse mais tarde a seu discípulo, Friedrich von Wieser, essa foi sua introdução prática à teoria dos preços. Ele ficou impressionado com a discrepância entre o processo real de precificação, conforme explicado pelos comerciantes, e as explicações padrão dos livros-texto que aprendera na universidade. Após uma inspeção mais detalhada, ele passou a acreditar que os preços, em última análise, dependiam dos julgamentos de valor dos consumidores. Foi com esta tese que acabou por obter a sua Habilitação (a tradicional credencial de professor universitário da Europa Central) em ciências governamentais. Em 1871 publicou o seu trabalho sob o título Grundsätze der Volkswirtschaftslehre (Princípios de Economia).

Leia o Artigo completo: Carl Menger: Pioneiro da “Teoria Empírica”

NASCIMENTO
23/02/1840, Neu-Sandez, Polônia

MORTE
26/02/1921, Viena, Austria

TRABALHOS
Magnum Opus: Princípios de Economia Política
Escola Austríaca de Economia

Livros traduzidos pela Editora Konkin