Por Ludwig von Mises
[Retirado de Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica, “Epílogo”, §7]
Quando a guerra eclodiu em 1914, o Partido Socialista Italiano estava dividido quanto à política a ser adotada.
Um grupo se agarrou aos rígidos princípios do marxismo. Essa guerra, diziam eles, é uma guerra dos capitalistas. Não parece que os proletários estejam ao lado de nenhuma das partes beligerantes. Os proletários precisam esperar pela grande revolução, a guerra civil dos socialistas unidos contra os exploradores unidos. Eles precisam representar a neutralidade italiana.
O segundo grupo foi profundamente afetado pelo ódio tradicional da Áustria. Na opinião deles, a primeira tarefa dos italianos era libertar seus irmãos não redimidos. Somente então apareceria o dia da revolução socialista.
Nesse conflito, Benito Mussolini, o homem de destaque no socialismo italiano, escolheu a princípio a posição marxiana ortodoxa. Ninguém poderia superar Mussolini no zelo marxiano. Ele foi o defensor intransigente do credo puro, o defensor inabalável dos direitos dos proletários explorados, o profeta eloquente do êxtase socialista que estava por vir. Ele era um oponente ferrenho do patriotismo, do nacionalismo, do imperialismo, da monarquia e de todas as crenças religiosas. Quando a Itália em 1911 abriu a grande série de guerras por um ataque insidioso à Turquia, Mussolini organizou violentas manifestações contra a partida das tropas para a Líbia. Agora, em 1914, ele marcou a guerra contra a Alemanha e a Áustria como uma guerra imperialista. Naquela época ele ainda estava sob a influência dominante de Angelica Balabanoff, filha de um rico proprietário de terras russo. A senhorita Balabanoff o havia iniciado nas sutilezas do marxismo. Aos seus olhos, a derrota dos Romanov contou mais do que a derrota dos Habsburgos. Ela não tinha nenhuma simpatia pelos ideais do Risorgimento.
Mas os intelectuais italianos eram, antes de tudo, nacionalistas. Como em todos os outros países europeus, a maioria dos marxistas ansiava por guerra e conquista. Mussolini não estava preparado para perder sua popularidade. O que ele mais odiava era não estar do lado da facção vitoriosa. Ele mudou de ideia e tornou-se o mais fanático defensor do ataque da Itália à Áustria. Com a ajuda financeira francesa, ele fundou um jornal para lutar pela causa da guerra.
Os antifascistas culpam Mussolini por essa deserção dos ensinamentos do marxismo rígido. Ele foi subornado, dizem eles, pelos franceses. Agora, mesmo estas pessoas deveriam saber que a publicação de um jornal requer fundos. Eles mesmos não falam de suborno se um americano rico fornece a um homem o dinheiro necessário para a publicação de um jornal de companheirismo, ou se os fundos fluem misteriosamente para as empresas editoras comunistas. É um fato que Mussolini entrou na política mundial como um aliado das democracias, enquanto Lenin entrou nela como um aliado virtual da Alemanha Imperial.
Mais do que qualquer outra pessoa, Mussolini foi fundamental para a entrada da Itália na primeira Guerra Mundial. Sua propaganda jornalística tornou possível que o governo declarasse guerra à Áustria. Somente aquelas poucas pessoas têm o direito de encontrar falhas em sua atitude nos anos de 1914 a 1918 que percebem que a desintegração do Império Austro-Húngaro significou a desgraça da Europa. Somente aqueles italianos eram livres para culpar Mussolini, que estava começando a entender que a única maneira de proteger as minorias de língua italiana nos distritos costeiros da Áustria contra a ameaça de aniquilação pelas maiorias eslavas, era preservar a integridade do Estado austríaco, cuja constituição garantia direitos iguais a todos os grupos linguísticos. Mussolini foi uma das figuras mais miseráveis da história. Mas o fato é que seu primeiro grande ato político ainda tem a aprovação de todos os seus compatriotas e da grande maioria de seus detratores estrangeiros.
Quando a guerra chegou ao fim, a popularidade de Mussolini minguou. Os comunistas, que ganharam popularidade com os acontecimentos na Rússia, seguiram em frente. Mas a grande aventura comunista, a ocupação das fábricas em 1920, terminou em completo fracasso, e as massas decepcionadas lembraram-se do ex-líder do partido socialista. Eles aderiram ao novo partido de Mussolini, os fascistas. Os jovens saudaram com entusiasmo turbulento o autoproclamado sucessor dos Césares. Mussolini gabou-se nos últimos anos de ter salvado a Itália do perigo do comunismo. Seus inimigos disputam fervorosamente suas reivindicações. O comunismo, dizem eles, não era mais um fator real na Itália quando Mussolini tomou o poder. A verdade é que a frustração do comunismo inchou as fileiras dos fascistas e tornou possível para eles destruir todos os outros partidos. A vitória esmagadora dos fascistas não foi a causa, mas a consequência, do fiasco comunista.
O programa dos fascistas, conforme esboçado em 1919, era veementemente anticapitalista.1 Os New Dealers mais radicais e até mesmo os comunistas podem concordar com isso. Quando os fascistas chegaram ao poder, eles haviam esquecido os pontos de seu programa que diziam respeito à liberdade de pensamento e de imprensa e ao direito de reunião. Nesse aspecto, eles eram discípulos conscientes de Bukharin e de Lenin. Além disso, eles não suprimiram, como haviam prometido, as corporações industriais e financeiras. A Itália precisava urgentemente de crédito estrangeiro para o desenvolvimento de suas indústrias. O principal problema do fascismo, nos primeiros anos de seu governo, foi ganhar a confiança dos banqueiros estrangeiros. Teria sido suicida destruir as corporações italianas.
A política econômica fascista não diferia — no início — essencialmente de todas aquelas outras nações ocidentais. Era uma política de intervencionismo. Com o passar dos anos, ela se aproximava cada vez mais do padrão nazista de socialismo. Quando a Itália entrou na Segunda Guerra Mundial após a derrota da França, sua economia já estava amplamente moldada de acordo com o padrão nazista. A principal diferença era que os fascistas eram menos eficientes e ainda mais corruptos do que os nazistas.
Mas Mussolini não poderia permanecer por muito tempo sem uma filosofia econômica de sua própria invenção. O fascismo foi apresentado como uma nova filosofia, sem precedentes e desconhecida para todas as outras nações. Afirmava ser o evangelho que o espírito ressuscitado da Roma antiga trouxe aos decadentes povos democráticos cujos ancestrais bárbaros haviam destruído no Império Romano. Foi a consumação do Rinascimento e do Risorgimento em todos os aspectos, a libertação final do gênio latino do jugo das ideologias estrangeiras. Seu líder brilhante, o inigualável Duce, foi chamado para encontrar a solução final para os problemas ardentes da organização econômica da sociedade e da justiça social.
Do monte de poeira das utopias socialistas descartadas, os estudiosos fascistas resgataram o esquema do socialismo de guilda. O socialismo de guilda foi muito popular entre os socialistas britânicos nos últimos anos da Primeira Guerra Mundial e nos primeiros anos após o Armistício. Era tão impraticável que logo desapareceu da literatura socialista. Nenhum estadista sério jamais prestou atenção aos planos contraditórios e confusos do socialismo de guilda. Foi quase esquecido quando os fascistas lhe atribuíram um novo rótulo, e proclamaram ardentemente o corporativismo como a nova panaceia social. O público na Itália e no exterior foi cativado. Inúmeros livros, panfletos e artigos foram escritos em elogios ao stato corporativo. Os governos da Áustria e de Portugal logo declararam que estavam comprometidos com os nobres princípios do corporativismo. A encíclica papal Quadragesimo Anno (1931) continha alguns parágrafos que poderiam ser interpretados — mas não precisam ser — como uma aprovação do corporativismo. Na França, suas ideias encontraram muitos adeptos eloquentes.
Era só conversa fiada. Os fascistas nunca fizeram qualquer tentativa de realizar o programa corporativo, o autogoverno industrial. Eles mudaram o nome das câmaras de comércio para conselhos corporativos. Eles chamaram de corporazione as organizações compulsórias dos vários ramos da indústria que eram as unidades administrativas para a execução do padrão alemão de socialismo que haviam adotado. Mas não se tratava do autogoverno da corporazione. O gabinete fascista não tolerava a interferência de ninguém em seu controle autoritário absoluto da produção. Todos os planos para o estabelecimento do sistema corporativo permaneceram impraticados.
O principal problema da Itália é sua relativa superpopulação. Nessa era de barreiras ao comércio e migração, os italianos estão condenados a subsistir permanentemente em um mais baixo padrão de vida do que aquele dos habitantes dos países mais favorecidos pela natureza. Os fascistas só viram uma maneira de remediar essa infeliz situação: a conquista. Eles tinham a mente muito estreita para entender que o remédio recomendado era espúrio e pior do que o mal. Além disso, eles estavam tão cegos pela vaidade e vanglória que não perceberam que seus discursos provocadores eram simplesmente ridículos. Os estrangeiros que eles desafiaram insolentemente sabiam muito bem como as forças militares italianas eram insignificantes.
O fascismo não era, como seus defensores se vangloriavam, um produto original da mente italiana. Tudo começou com uma divisão nas fileiras do socialismo marxiano, que certamente era uma doutrina importada. Seu programa econômico foi emprestado do socialismo alemão não-marxiano e sua agressividade foi copiada igualmente dos alemães, os precursores All-deutsche ou Pan-Germânicos dos nazistas. Sua condução dos assuntos governamentais foi uma réplica da ditadura de Lenin. O corporativismo, seu adorno ideológico muito anunciado, era de origem britânica. O único ingrediente caseiro do fascismo era o estilo teatral de suas procissões, shows e festivais.
O episódio fascista de curta duração terminou em sangue, miséria e ignomínia. Mas as forças que geraram o fascismo não estão mortas. O nacionalismo fanático é uma característica comum a todos os italianos de hoje. Os comunistas certamente não estão dispostos a renunciar a seu princípio de opressão ditatorial contra todos os dissidentes. Nem os partidos católicos defendem a liberdade de pensamento, de imprensa ou de religião. Há, na Itália, apenas poucas pessoas que, em verdade, compreendem que a condição indispensável da democracia e dos direitos dos homens é a liberdade econômica.
Pode acontecer que o fascismo seja ressuscitado sob um novo rótulo e com novos slogans e símbolos. Mas se isso acontecer, as consequências serão prejudiciais. Pois o fascismo não é como os fascistas alardeavam um “novo modo de vida”2; é um caminho bastante antigo para a destruição e a morte.
1 Esse programa foi reimpresso em Inglês no livro do Conde Carlo Sforza, Comtemporary Italy (traduzido por Drake e Denise de Kay, NovaYork1944), pp. 295-6.
2 Cf. Por exemplo Mario Palmieri, The Philosophy of Fascism (Chicago 1936), p. 248.