Entenda porque é contraproducente, imoral e irrealista defender uma pauta como redistribuição de renda

Por Wagner Hertzog Como é de conhecimento comum, uma das pautas da esquerda política é a defesa intransigente e incondicional da redistribuição de renda. Ativistas e militantes afirmam que essa é uma medida necessária para reduzir a desigualdade. Ao fazer isso, no entanto, a esquerda política esquece de levar muitas coisas em consideração, especialmente a …

Breves considerações acerca da natureza do valor e da economia capitalista

I Ao conjunto das dinâmicas humanas referentes à alocação de bens escassos, damos o nome de mercado, sendo finalidade da economia o estudo de suas ações e seus princípios norteadores. Os bens de capital apenas têm valor porque os bens produzidos por eles são valorizados pelos demandantes. O valor de uma mercadoria não depende da quantidade de …

Lançamento do livro Homem, Economia e Estado

Uma parceria Universidade Libertária e Editora Konkin. É com imenso prazer que lançamos a tradução de “Man, Economy and State”, por Murray Rothbard. Download aqui. O livro Homem, Economia e Estado contém essencialmente toda a disciplina de economia, da forma que seria ensinada num mundo são e racional. Rothbard constrói todo um caminho para explicar …

Deixar na mão do mercado significa não fazer nada?

Quando defendo liberalização dos mercados, imediatamente surge quem questione se “não fazer nada” realmente é a melhor solução. Isso implica dizer que é necessário tomar uma atitude – e essa atitude seria, por sua vez, intervir na economia. “É preciso ter um plano”, rogam os intervencionistas ávidos por regulamentações estatais. Porém, a questão aqui não é “não ter um plano” ou “não fazer nada” e sim indagar quem irá planejar e como isso será feito. Nisso reside a diferença entre planejamento centralizado e planejamento descentralizado.