Uma Introdução ao Libertarianismo de Esquerda

Tempo de Leitura: 11 minutos

Por Kevin Carson

[Tradução de An Introduction to Left-Libertarianism, retirado de https://c4ss.org/content/28216]

O libertarianismo de esquerda tem recebido muita atenção recentemente na comunidade libertária americana mais ampla. O termo “libertário de esquerda” tem sido usado de muitas maneiras na política americana, e parece haver alguma confusão dentro da própria comunidade libertária sobre quem realmente são os libertários de esquerda.

As ideias básicas do libertarianismo de esquerda, como nós na Alliance of the Libertarian Left (ALL) e no Center for a Stateless Society (C4SS) nos identificamos com esse rótulo, são mais amplas do que nossas organizações sozinhas. A década de 1990 foi uma espécie de Época da Máquina a Vapor para a ideia geral de libertarianismo com orientação de esquerda e o uso de ideias de livre mercado como arma contra os males do capitalismo corporativo; vários pensadores desenvolveram linhas paralelas de análise independentemente umas das outras, e isso se tornou uma tendência ideológica ampla e de malha frouxa. Mas, considerando o papel desproporcional que ALL e C4SS desempenharam na crescente proeminência dessa tendência, é apropriado explicar de onde viemos e o que queremos dizer com libertarianismo de esquerda.

O uso mais antigo e mais amplo de “libertário de esquerda”, e talvez mais familiar para aqueles no movimento anarquista em geral, remonta ao final do século XIX e inclui praticamente toda a esquerda não-estatista, horizontalista ou descentralista — todo mundo, menos social-democratas e leninistas, basicamente. Foi originalmente usado como sinônimo de “socialista libertário” ou “anarquista”, e também comumente incluía sindicalistas, comunistas de conselho, seguidores de Rosa Luxemburgo e Daniel DeLeon, etc. Muitos de nós no C4SS nos consideraríamos parte dessa comunidade mais ampla de libertários de esquerda, embora o que queremos dizer quando chamamos nossa posição de “libertários de esquerda” seja mais específico.

Para o público em geral hoje em dia, “libertário de esquerda” é mais capaz de trazer à mente uma escola de pensamento exemplificada nos últimos vinte anos por Hillel Steiner e Peter Vallentyne, entre outros. A maioria dos adeptos dessa filosofia combina a crença na propriedade do si e no princípio da não agressão com visões de esquerda sobre a extensão limitada em que os indivíduos podem remover a propriedade do comum e adquirir direitos ilimitados de disposição sobre ela simplesmente misturando seu trabalho com isto. Sobrepõe-se fortemente ao georgismo e ao geolibertarianismo. Embora esta versão do libertarianismo de esquerda não seja coextensiva com o que promovemos no ALL/C4SS, e alguns de nossos membros se oponham a alguns aspectos, é fácil imaginar um adepto dessa filosofia em casa entre nós.

Dentro da comunidade libertária anglosférica, e aqueles que se descrevem como “liberais” em outras partes do mundo, o “libertarianismo de esquerda” pode estar associado à tentativa de Murray Rothbard e Karl Hess de uma aliança com anarquistas no SDS por volta de 1970, e os movimentos rothbardianos de esquerda  como o agorismo de Sam Konkin que surgiram dele. Embora o rothbardianismo de esquerda e o agorismo de Konkin não sejam a posição oficial do ALL/C4SS, é justo dizer que temos alguma continuidade organizacional com o Movimento da Esquerda Libertária de Konkin, e uma parte significativa de nossos membros mais antigos vem da tradição rothbardiana de esquerda  e konkiniana. Eu mesmo não. Somos uma coalizão multitendência que inclui rothbardianos de esquerda, anarquistas individualistas clássicos do século 19, georgistas e muitas outras tradições.

Há também uma tendência entre os libertários americanos de nos confundir com “Libertários Bleeding Heart ”, que na verdade é o nome de um blog específico. Embora haja alguns bons escritos lá e eles publicaram algumas de nossas coisas, não somos libertários bleeding heart como tal. Os Libertários Bleeding Heart estão muito mais próximos do fusionismo “liberaltário”, com desvios que vão desde o “paternalismo libertário” de Cass Sunstein até a defesa de sweatshops e assentamentos israelenses. Sem mencionar que a maioria deles não é anarquista, e nós somos.

Então, agora que consideramos todas as coisas que nós do ALL/C4SS não somos, e não queremos dizer com “libertarismo de esquerda”, o que realmente defendemos? Nós nos chamamos de libertários de esquerda, primeiro, porque queremos recuperar as raízes de esquerda do libertarianismo de livre mercado e, segundo, porque queremos demonstrar a relevância e utilidade do pensamento de livre mercado para abordar as preocupações da esquerda de hoje.

O liberalismo clássico e o movimento socialista clássico do início do século XIX tinham raízes comuns muito próximas no Iluminismo. O liberalismo de Adam Smith, David Ricardo e outros economistas políticos clássicos foi em grande medida um ataque de esquerda ao privilégio econômico arraigado da grande oligarquia agrária Whig e ao mercantilismo das classes endinheiradas.

À medida que os industriais em ascensão derrotaram os latifundiários e mercantilistas Whig no século XIX e ganharam uma posição predominante no estado, o liberalismo clássico gradualmente assumiu o caráter de uma doutrina apologética em defesa dos interesses arraigados do capital industrial. Mesmo assim, as vertentes de esquerda — mesmo socialistas — do pensamento de livre mercado continuaram a sobreviver às margens do liberalismo do establishment.

Thomas Hodgskin, um liberal clássico que escreveu nas décadas de 1820 a 1860, também era um socialista que via o aluguel, o lucro e os juros como retornos monopolistas sobre direitos de propriedade e privilégios artificiais. Josiah Warren, Benjamin Tucker e os outros individualistas americanos também eram a favor de uma forma de mercado do socialismo em que a competição irrestrita destruiria o aluguel, o lucro e os juros e garantiria que “o salário natural do trabalho em um mercado livre é seu produto”. Muitos anarquistas individualistas associados ao grupo Liberty de Tucker tinham laços estreitos com grupos trabalhistas e socialistas radicais como os Knights of Labor, a International Workingmen’s Association e a Western Federation of Miners.

Essa vertente do libertarianismo também estava na esquerda cultural, intimamente associada aos movimentos pela abolição da escravatura e pela igualdade racial, feminismo e liberdade sexual.

À medida que as guerras de classes do final do século XIX continuavam, a retórica do “livre mercado” e da “livre iniciativa” na política americana dominante passou a ser cada vez mais associada à defesa militante do capital corporativo contra os desafios radicais do movimento populista trabalhista e agrícola. Ao mesmo tempo, a divisão interna do movimento anarquista entre comunistas e individualistas deixou estes últimos isolados e vulneráveis ​​à colonização pela direita. No início do século XX, o “libertarismo de livre mercado” passou a ser intimamente associado às defesas de direita do capitalismo por Mises e Rand. A tradição individualista sobrevivente foi despojada de suas antigas tradições culturais de esquerda, pró-trabalhistas e socialistas, e assumiu um caráter cada vez mais apologético de direita.

No entanto, mesmo assim, algum resquício da antiga tradição de esquerda sobreviveu no libertarianismo americano. Em particular, georgistas e quase-georgistas como Bolton Hall, Albert Nock e Ralph Borsodi se espalharam por meados do século XX.

Nós da Esquerda Libertária consideramos totalmente perverso que o libertarianismo de livre mercado, uma doutrina que teve suas origens como um ataque ao privilégio econômico de latifundiários e comerciantes, tenha sido cooptado em defesa do poder entrincheirado da plutocracia e das grandes empresas. O uso do “livre mercado” como uma ideologia legitimadora do capitalismo corporativo triunfante, e o crescimento de uma comunidade de propagandistas “libertários”, é tanto uma perversão dos princípios do livre mercado quanto a cooptação da retórica e dos símbolos do movimento socialista histórico pelos regimes stalinistas foi uma perversão do movimento da classe trabalhadora.

O sistema capitalista industrial que o mainstream libertário vem defendendo desde meados do século XIX nunca se aproximou nem remotamente de um livre mercado. O capitalismo, como o sistema histórico que surgiu no início dos tempos modernos, é em muitos aspectos uma consequência direta do feudalismo bastardo do final da Idade Média. Foi fundada na dissolução dos campos abertos, cercamento dos bens comuns e outras expropriações em massa do campesinato. Na Grã-Bretanha, não apenas a população rural foi transformada em um proletariado sem propriedade e levada ao trabalho assalariado, mas sua liberdade de associação e movimento foi criminalizada por um estado policial draconiano nas duas primeiras décadas do século XIX.

A nível global, o capitalismo expandiu-se para um sistema mundial através da ocupação colonial, expropriação e escravização de grande parte do Sul global. Dezenas e centenas de milhões de camponeses foram desapropriados de suas terras pelas potências coloniais e levados ao mercado de trabalho assalariado, e suas antigas propriedades consolidadas para a agricultura comercial, em uma reencenação global dos Cercos da Grã-Bretanha. Não apenas nos tempos coloniais, mas pós-coloniais, a terra e os recursos naturais do Terceiro Mundo foram cercados, roubados e saqueados por interesses comerciais ocidentais. A atual concentração de terras do Terceiro Mundo nas mãos de elites proprietárias que produzem em conluio com os interesses do agronegócio ocidental, e de petróleo e recursos minerais nas mãos de corporações ocidentais, é um legado direto de quatrocentos anos de roubo colonial e neocolonial.

Nós da Esquerda Libertária, como entendemos no C4SS, queremos retomar os princípios do livre mercado dos mercenários do grande negócio e da plutocracia, e colocá-los de volta em seu uso original: um ataque total aos interesses econômicos entrincheirados e classes privilegiadas de nossos dias. Se o liberalismo clássico de Smith e Ricardo foi um ataque ao poder dos oligarcas latifundiários Whig e aos interesses endinheirados, nosso libertarianismo de esquerda é um ataque ao que há de mais próximo em nosso tempo: o capital financeiro global e as corporações transnacionais. Repudiamos o papel do libertarianismo mainstream na defesa do capitalismo corporativo no século XX e sua aliança com o conservadorismo.

Nós da Esquerda Libertária também queremos demonstrar a relevância dos princípios de livre mercado, livre associação e cooperação voluntária para abordar as preocupações da esquerda de hoje: injustiça econômica, concentração e polarização da riqueza, exploração do trabalho, poluição e desperdício, poder corporativo, e formas estruturais de opressão como racismo, sexismo, homofobia e transfobia.

Onde houve roubo ou injustiça, tomamos uma posição inabalável para a retificação completa. Onde quer que a propriedade da terra pelas elites neofeudais persista, ela deve ser tratada como propriedade legítima daqueles cujos ancestrais a trabalharam e a usaram. Os camponeses expulsos da terra para cultivar colheitas comerciais para a Cargill e a ADM devem ser devolvidos a eles. Haciendas na América Latina devem ser abertas para apropriação imediata por camponeses sem terra. O título de terras vagas e não melhoradas nos Estados Unidos e outras sociedades de colonos que foram fechadas e mantidas fora de uso por proprietários ausentes deve ser anulado. Nos casos em que a terra originalmente reivindicada sob tal título ilegítimo é atualmente explorada ou habitada por arrendatários ou pagadores de hipotecas, a titularidade total deve ser imediatamente transferida para eles. Os títulos corporativos de minas, florestas e campos petrolíferos obtidos por meio de roubo colonial devem ser anulados.

A lista mínima de demandas do libertarianismo de esquerda deve incluir a abolição de todos os direitos de propriedade artificiais, escassez artificial, monopólios, barreiras de entrada, cartéis regulatórios e subsídios, pelos quais virtualmente toda a Fortune 500 obtém a maior parte de seus lucros. Deve incluir o fim de todos os títulos ausentes de terras devolutas e não melhoradas, todos os monopólios de “propriedade intelectual” e todas as restrições à livre concorrência na emissão de dinheiro e crédito ou à livre adoção de todo e qualquer meio de troca escolhido pelo partes de uma transação. Por exemplo, a abolição de patentes e marcas comerciais significaria o fim de todas as barreiras legais que impedem os contratados da Nike na Ásia de produzir imediatamente imitações de tênis idênticas e comercializá-las para a população local por uma pequena fração do preço, sem a marcação Swoosh. Isso significaria o fim imediato de todas as restrições à produção e venda de versões concorrentes de medicamentos sob patente, muitas vezes por apenas 5% do preço. Queremos que a parte do preço de todos os bens e serviços que consiste em aluguéis embutidos na “propriedade” em ideias ou técnicas — geralmente a maior parte de seu preço — desapareça diante da concorrência imediata.

Nossa agenda deve incluir, também, o fim de todas as barreiras artificiais ao auto-emprego, empreendimento baseado em casa e habitação vernacular ou autoconstruída e outros meios de subsistência de baixo custo — incluindo leis de licenciamento e zoneamento ou códigos de segurança. E deve incluir o fim de todas as restrições legais ao direito dos trabalhadores de organizar e reter seus serviços sob qualquer e todas as circunstâncias ou de se envolver em boicotes, e o fim de todos os privilégios legais que dão aos estabelecimentos sindicais certificados o direito de restringir o wildcatting e outras ações diretas por sua base.

No caso de poluição e esgotamento de recursos, a agenda libertária de esquerda deve incluir o fim de todo acesso privilegiado à terra por indústrias extrativas (ou seja, o conluio do Bureau of Land Management dos EUA com empresas de petróleo, mineração, extração de madeira e pecuária), todos subsídios ao consumo de energia e transporte (incluindo o fim dos subsídios aeroportuários e rodoviários, incluindo o uso de domínio eminente para esses fins), o fim do uso de domínio eminente para oleodutos e gasodutos, a eliminação de todos os limites regulamentares de responsabilidade corporativa para derramamentos de óleo e outras formas de poluição, o fim da doutrina segundo a qual padrões regulatórios mínimos se sobrepõem a padrões de responsabilidade do common law preexistentes mais rigorosos, e uma restauração completa da responsabilidade ilimitada (como existia sob o common law dos torts) para atividades poluidoras como fracking e remoção do topo da montanha. E deve incluir, obviamente, o papel do estado de guerra dos EUA em garantir acesso estratégico a bacias petrolíferas estrangeiras ou manter rotas marítimas abertas para petroleiros.

O capitalismo corporativo e a opressão de classe vivem, se movem e têm seu ser na intervenção do Estado em favor dos privilegiados e poderosos. Mercados livres genuínos, cooperação voluntária e livre associação atuarão como dinamite nas bases deste sistema de opressão.

Qualquer agenda libertária de esquerda digna desse nome também deve incluir uma preocupação com a justiça social e o combate à opressão estrutural. Isso significa, obviamente, o fim de toda discriminação imposta pelo estado com base em raça, gênero ou orientação sexual. Mas significa muito mais.

É verdade que, como libertários, nos opomos a todas as restrições legais à liberdade de associação, incluindo leis contra a discriminação por empresas privadas. Mas devemos apoiar com entusiasmo a ação direta para combater a injustiça no âmbito social. E historicamente, as leis estaduais de não discriminação serviram apenas para codificar, de má vontade e após o fato, ganhos conquistados no terreno por meio de ações diretas, como boicotes de ônibus, ocupações em lanchonetes e os distúrbios de Stonewall. Devemos apoiar o uso de ação direta, pressão social, boicotes e solidariedade social para combater formas estruturais de opressão como o racismo e a cultura do estupro, e desafiar as normas internalizadas que perpetuam tais sistemas de coerção.

Ao abordar todas as formas de injustiça, devemos adotar uma abordagem interseccional. Isso inclui o repúdio às práticas da Velha Esquerda de descartar as preocupações de raça e gênero como “divisivas” ou algo a ser adiado “até mais tarde” no interesse da unidade de classe. Também inclui um repúdio aos movimentos de justiça racial e de gênero dominados por profissionais de classe média alta, que se concentram apenas em “rostos em lugares altos” de negros ou femininos e “gabinetes/salas de reuniões que se parecem com o resto da América”, deixando o poder daqueles lugares altos, armários e salas de reuniões intocados. O ataque a uma forma de privilégio arraigado não deve ser visto à custa de outras lutas; em vez disso, as lutas são todas complementares e se reforçam mutuamente.

Prestar atenção especial às necessidades interseccionais dos camaradas menos privilegiados em cada movimento de justiça — mulheres e pessoas de cor na classe trabalhadora; mulheres pobres e trabalhadoras, mulheres de cor, mulheres trans e trabalhadoras do sexo dentro do feminismo; mulheres e pobres e trabalhadores dentro do movimento de justiça racial; etc. — não divide estes movimentos. Na verdade, os fortalece contra as tentativas da classe dominante de dividir e conquistar, explorando as linhas de fratura internas como fonte de fraqueza. Por exemplo, os grandes latifundiários derrotaram os sindicatos de fazendeiros arrendatários no sul dos Estados Unidos na década de 1930, incentivando e explorando a discórdia racial e fazendo com que o movimento se dividisse em sindicatos separados de negros e brancos. Qualquer movimento de justiça de classe, racial ou sexual que ignore a intersecção de múltiplas formas de opressão entre seus próprios membros, em vez de dar atenção especial às necessidades especiais dos menos privilegiados, deixa-se aberto ao mesmo tipo de oportunismo. Em última análise, qualquer atenção às preocupações interseccionais deve incluir uma abordagem de espaços seguros que crie uma atmosfera bem-vinda de debate genuíno para todos, sem o efeito assustador de assédio e insultos deliberados.

Os libertários — muitas vezes por nossa própria culpa — foram descartados por muitos como “republicanos maconheiros”, aderindo a uma ideologia insular principalmente de homens brancos de classe média em startups do Vale do Silício. Em muitas publicações libertárias do establishment e comunidades online, a tendência reflexiva é defender as grandes empresas contra ataques de trabalhadores e consumidores, proprietários contra inquilinos e Walmart contra Main Street, descartando quaisquer críticos como inimigos do livre mercado e tratando as corporações como se fossem representantes dos princípios do mercado. É acompanhado por uma tendência semelhante de descartar todas as preocupações com a justiça racial e sexual como “coletivista”. O resultado é um movimento visto pelos pobres e trabalhadores, mulheres e pessoas de cor como totalmente irrelevantes para suas preocupações. Enquanto isso, trabalhadores de tecnologia brancos de 20 e poucos anos explicam a falta de mulheres e minorias por referência ao seu “coletivismo natural” e citam Nock de “Isaiah’s Job” melancolicamente entre si.

Nós, da esquerda libertária, não queremos ser relegados às catacumbas, ou ser o equivalente moderno dos jacobitas sentados nos cafés e relembrando Bonnie Prince Charlie e os anos 15. Não queremos reclamar sobre como a sociedade está indo para o inferno em uma cesta de mão, enquanto a maioria das pessoas lutando para mudar as coisas para melhor nos ignora. Queremos que nossas ideias estejam no centro das lutas em todos os lugares por justiça e uma vida melhor. E só podemos fazer isso tratando as preocupações reais de pessoas reais como se fossem dignas de respeito e mostrando como nossas ideias são relevantes. Isto é o que pretendemos fazer.

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