A TEOLOGIA NÃO COMEÇA E TERMINA COM ROMANOS 13

Tempo de Leitura: 3 minutos

》Por Norman Horn


No domingo de Páscoa, me juntei a um tópico do Facebook onde discutimos Romanos 13 e o papel do governo. Vários pontos foram apresentados sobre a relação entre cristãos e governo, incluindo uma citação de Leo Tolstoy, e o conceito de anarquismo cristão foi um tema central. Quando isso acontece, é claro, Romanos 13 é invariavelmente mencionado. Parece-me, porém, que este não é um bom ponto de partida para a discussão do estatismo na Bíblia.

Romanos 13 não é um atalho para entender o governo. As pessoas gostam de bytes sonoros, maneiras rápidas de responder a cenários – e essa é basicamente a maneira como a maioria dos cristãos tenta tratar Romanos 13. No entanto, não se pode perceber tudo o que a Bíblia diz sobre o estado em Romanos 13. Parece bom, mas não é assim que funciona.

Um grande problema que encontramos em Romanos 13 é a definição de “submissão”. É uma palavra que às vezes é difícil de entender. Por exemplo, Paulo diz em Efésios que devemos nos relacionar “sujeitando-nos uns aos outros no temor de Cristo”. Então ele diz: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido”. Tiago 4:7 nos conclama “Sujeitai-vos, portanto, a Deus”. Obviamente, não acreditamos que “submissão” nesses versículos signifique a mesma coisa que Romanos 13.

De fato, vemos repetidamente grandes homens e mulheres da Bíblia – Jesus, Paulo, Pedro, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abednego, Davi, Elias, Eliseu – desafiando o estado.

Entender a submissão no contexto de uma teologia bíblica do estado é o que importa. Portanto, o que a Bíblia tem a dizer sobre a nação, sua natureza, sua origem, seu propósito e seu relacionamento com Deus precede a compreensão do que significa submissão.

Leia Gênesis, 1 Samuel, os Evangelhos e o Apocalipse. Descreverei brevemente alguns dos pontos-chave desta seleção, mas cada um pode ser considerado isoladamente e você precisaria mais do que esses quatro.

Evidência A: A Torre de Babel (Gênesis 11) é a “história de origem” do estado. Aprendemos aqui que o estado é organizado como uma oposição contra Deus. O estado é rebelde e idólatra, e deseja se tornar/substituir Deus.

Evidência B: 1 Samuel 8 é o incidente em que Israel pede um rei (ou seja, monarquia organizada/“estado” primitivo). Deus fala através de Samuel e o deixa saber o que este governo fará… e você conhece o resto da história. Além dos “anos de glória” de Davi e Salomão, Israel foi um completo desastre.

Evidência C: Os Evangelhos, especialmente o de Mateus, deixam bem claro que o reino de Deus não é nada parecido com o reino terrestre (leia-se estado) e que o reino de Deus é repetidamente contrastado com os reinos terrenos.

Evidência D: O simbolismo do Apocalipse deve receber um significado global no mundo físico, deve primeiro ser interpretado à luz do Império Romano em conflito com o vindouro Reino de Deus. Na época da escrita do Apocalipse, realmente não havia outros estados importantes a serem considerados, então a extensão do símbolo em seu sentido atual pode incluir o estado moderno, sem identificar o nome, mas em princípio. Percebemos que o destino do estado é a destruição.

Agora podemos voltar a Romanos 13 e perguntar o que significa a resposta correta de “submissão” à uma entidade que é:

  1. rebelde e idólatra
  2. abusiva com as pessoas
  3. está em constante oposição ao verdadeiro Rei e ao verdadeiro Reino.
  4. destinado à destruição

A resposta deve ser que a submissão ao poder coercitivo do estado é, antes de tudo, prudencial. Não seja estúpido. Não coloque a igreja ou sua família em risco. Não deixe seu testemunho para o mundo ser desperdiçado. No entanto, você também não precisa se contentar com o status quo. Eu escrevi sobre isso mais extensivamente em minha exegese de Romanos 13:1-7.

Nas palavras de muitos dos Pais Fundadores da América, “Rebelião aos tiranos é obediência a Deus”. Mas nem precisamos pegar uma espada para fazer isso. A legitimidade do estado repousa no consentimento tácito do povo (Etienne de la Boetie) e, portanto, nossas maiores armas são renovar nossas próprias mentes e, em seguida, ajudar a renovar os outros (que dica para Hayek a la Apóstolo Paulo). O objetivo é desviar a atenção das pessoas do estado e voltá-las para o Rei dos reis.


Traduzido pelo Rev. Isaias Lobão Pereira Júnior – janeiro 2023

[email protected]

Sobre o autor:

Dr. Norman Horn é o fundador e presidente do Instituto Cristão Libertário. Ele possui um Ph.D. em Engenharia Química pela Universidade do Texas em Austin e um mestrado em Estudos Teológicos pela Universidade de Lipscomb. Ele é autor de inúmeras publicações em diferentes áreas, contribuindo para The Washington Post, Relevant Magazine, Young American Revolution, Journal of Research of NIST e UV Solutions Magazine.

Artigo original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *