Autores Importantes para o Libertarianismo
Murray Newton Rothbard
Rothbard era antes de tudo um criador de sistemas, de formas harmoniosas, conteúdo coerente e profundidade sem igual. Sua multidisciplinaridade era requintada com sua memória afiada e ímpeto argumentativo.
Ludwig von Mises
Ludwig von Mises era um generalista, herdeiro da tradição realista da economia e extremamente meticuloso em relação ao que lia e principalmente com o que escrevia, sem por isso deixar de reconhecer que boa economia é economia básica.
Hans-Hermann Hoppe
Aluno de Rothbard, mentor de Stephan Kinsella e amigo de Walter Block. O homem que mostrou que havia pontes entre a geração que conheceu Rothbard, Le Freve, Karl Hess e Ayn Rand e a nossa, sendo a principal referência libertária desse século.
Claude Frédéric Bastiat
Bastiat foi um economista e jornalista francês. Um princípio domina sua obra: A lei deve proteger o indivíduo, a liberdade e a propriedade privada. É desta forma que Bastiat analisa o funcionamento do Estado, esta “grande ficção através da qual todos se esforçam para viver às custas dos demais”.
Friedrich August von Hayek
Friedrich Hayek foi um dos protégés diretos de Ludwig von Mises, foi um dos economistas, de vertente austríaca, responsável por O Problema do Cálculo Econômico sob a Comunidade Socialista, além de enfatizar a importância da informação e do conhecimento na economia, e também do dinheiro como o transmissor deles. A “ordem espontânea” é outra de suas contribuições, junto da Análise Temporal da Estrutura de Produção (em contribuição com Knut Wicksell).
Samuel Edward Konkin III
Konkin foi uma pessoa excêntrica, grande fã de ficção científica e grande criador de neologismos. Além de “Agorismo” e “Contraeconomia”, ele criou o termo “minarquista”. Uma pessoa que teve grande participação e influência entre os libertários, sendo uma grande inspiração para os atuais criptoanarquistas e criptopunks.
Wendy McElroy
Wendy McElroy foi aluna de Murray N. Rothbard. Ela é uma autora anarquista individualista e feminista individualista.
Norman Stephan Kinsella
Norman Stephan Kinsella é um advogado americano de propriedade intelectual , autor e deontológico anarcocapitalista.
Walter Edward Block
Walter Edward Block é um economista da Escola Austríaca americana e teórico anarcocapitalista.
Carl Menger
Menger era uma personalidade fascinante e enérgica. Intelectualmente vigoroso em sua velhice, ele foi um verdadeiro polímata em sua juventude.
Eugen von Böhm-Bawerk
Eugen von Böhm-Bawerk foi economista, advogado, ministro das finanças, professor e uma figura fundadora da Escola Austríaca de economia.
Friedrich von Wieser
Friedrich Freiherr von Wieser economista e sociólogo austríaco, foi um dos mais destacados de seu tempo. Considerado um dos maiores nomes da Escola Austríaca junto com Carl Menger, Eugen von Böhm-Bawerk, Ludwig von Mises e Friedrich Hayek. Entre suas contribuições está a sua Teoria do Custo Alternativo(hoje chamado de Custo de Oportunidade).
Gustave de Molinari
Gustave de Molinari foi um economista político belga e teórico da Escola Liberal Francesa associado a economistas franceses do laissez-faire , como Frédéric Bastiat e Hippolyte Castille .
Frank van Dun
Frank Van Dun é um filósofo belga do direito e teórico do direito natural liberal clássico . Ele está associado à faculdade de direito da Universidade de Ghent . Em 2013, ele foi premiado com o Prize for Liberty pelo think tank liberal clássico flamengo Libera!.
Jesús Huerta de Soto
Jesús Huerta de Soto Ballester é um economista espanhol da Escola Austríaca . Ele é professor do Departamento de Economia Aplicada da Universidade Rei Juan Carlos de Madri, Espanha e Senior Fellow do Mises Institute.
John Locke
John Locke foi um filósofo inglês conhecido como o "pai do liberalismo", sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
David Hume
David Hume foi um filósofo, historiador e ensaísta britânico nascido na Escócia que se tornou célebre pelo seu empirismo radical e o seu ceticismo filosófico. Ao lado de John Locke e George Berkeley, David Hume compõe a famosa tríade do empirismo britânico, sendo considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental.
Alexis de Tocqueville
Alexis-Charles-Henri Clérel foi um pensador político, historiador e escritor francês. Tornou-se célebre por suas análises da Revolução Francesa, no contexto da democracia americana e da evolução das democracias ocidentais em geral.
Adam Smith
Adam Smith é o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de Uma Investigação sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
David Ricardo
David Ricardo foi um economista e político britânico — um dos mais influentes economistas clássicos, ao lado de Thomas Malthus, Adam Smith e James Mill.
Rose Wilder Lane
Rose Wilder Lane foi uma jornalista americana , escritora de viagens, romancista , teórica política e filha da escritora americana Laura Ingalls Wilder. Junto com outras duas escritoras, Ayn Rand e Isabel Paterson , Lane é conhecida como uma das mais influentes defensoras do movimento libertário americano.
Lysander Spooner
Lysander Spooner foi um jurista, filósofo político, empresário, abolicionista, jusnaturalista e anarquista individualista americano. Foi partidário da resistência fiscal, do movimento de reforma do trabalho e membro da Associação Internacional dos Trabalhadores.
Milton Friedman
Milton Friedman foi um economista, estatístico e escritor norte-americano, que lecionou na Universidade de Chicago por mais de três décadas. Ele recebeu o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1976 e é conhecido por sua pesquisa sobre a análise do consumo, a teoria e história monetária, bem como por sua demonstração da complexidade da política de estabilização.
David D. Friedman
David Director Friedman é um economista americano , físico , jurista e teórico anarcocapitalista , descrito por Walter Block como um "anarquista de livre mercado". Embora ele tenha estudado química e física e não direito ou economia, ele é conhecido por seus livros didáticos sobre microeconomia e a teoria libertária do anarcocapitalismo, que é o assunto de seu livro mais popular, The Machinery of Freedom.
Ayn Rand
Ayn Rand foi uma escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances. Na política, ela condenou a iniciação da força como imoral e se opôs ao coletivismo e ao estatismo, bem como ao anarquismo, em vez disso apoiando o capitalismo laissez-faire, que definiu como o sistema baseado no reconhecimento dos direitos individuais, incluindo os direitos de propriedade.
James McGill Buchanan Jr.
James McGill Buchanan Jr. foi um economista americano conhecido por seu trabalho sobre a teoria da escolha pública, pelo qual recebeu o Prêmio Nobel Memorial em Ciências Econômicas em 1986. Seu trabalho enfocou finanças públicas, dívida pública, votação, análise rigorosa da teoria do logrolling, macroeconomia, economia constitucional e teoria libertária.